Raspador lítico
Modelo 3d indisponivel




Pressione 'f' para expandir/fechar
Use o mouse para girar o objeto
Use a rolagem do mouse para controlar o zoom
Sítio Arqueológico São João da Urtiga
Este sítio arqueológico foi identificado no município de São João da Urtiga durante as atividades de monitoramento das obras de pavimentação da RS-485, junto ao km 4+020, a 37 metros da rodovia (Área de Influência Indireta), na margem esquerda do Lajeado Israel, afluente do rio Apuaê, na propriedade do Sr. Alberto Bielski (Tabela 8).
Os vestígios foram identificados em contexto de deposição superficial, em área de lavoura, constituem-se predominantemente de elementos secundários, como núcleos e lascas de arenito e basalto, mas também artefatos pontiagudos e/ou com gume lateral. Trata-se de um sítio lito-cerâmico, no entanto, destaca-se a predominância maciça de vestígios líticos, foram identificadas 43 peças líticas e somente um pequeno fragmento cerâmico. Perímetro aproximado de 25 metros x 22 metros. A área central do sítio insere-se num patamar levemente elevado em relação ao restante do relevo.
Face à predominância de vestígios líticos, bem como a grande quantidade de seixos e rochas junto ao leito do Lajeado Israel, o local pode ser interpretado como uma oficina lítica de lascamento, onde ocorria a obtenção da matéria-prima, seguida pela preparação inicial da rocha através da retirada do córtex expondo assim um gume cortante, possibilitando ainda a obtenção de lascas que poderiam ser retocadas tanto neste local como no assentamento principal, resultando na predominância de detritos de lascamento frente a uma baixa densidade de artefatos associados ao final da cadeia operatória.
Deve-se considerar a possibilidade de tratar-se do sítio mencionado pelo arqueólogo André Luiz R. Soares em seu Relatório de Vistoria Arqueológica. Na época o pesquisador recebeu informações acerca da possível presença de fragmentos cerâmicos junto ao km 3+900, em propriedade do Sr. Lauro Mokwa, cuja divisa situa-se a cerca de 30 metros do sítio LI.SJU.1. O documento informa que os vestígios cerâmicos haviam sido recolhidos pelos moradores, o que eventualmente pode explicar a quase ausência destes elementos na área pesquisada.
Designação: Raspador lítico
Procedência: Sítio Arqueológico d
Dimensões: 8,3 x 7,8 CM
Material: Pedra
Tags:
pedra raspador litico